Princípios e Valores
Liberdade de Expressão:
Primeiramente FORA XANDÃO! Vivemos num país que a constituição nos garante liberdade de expressão, e é descrita como "garantia básica da dignidade humana individual". É um dos PILARES DA DEMOCRACIA, o direito de contrariar e de se manifestar sem a interferência, censura ou retaliação do governo. A liberdade de expressão tem sido motivo de debates e reflexões, pois a civilização ocidental tem sido pautada, principalmente pelos meios de comunicação, pela ânsia por igualdade de gênero, racial, social e por aí vai. E é neste sentido que as patrulhas do politicamente correto tem ganhado terreno argumentando que a liberdade de expressão TEM LIMITE, tem?
Com o vitimismo exacerbado hoje em dia, com minorias querendo se impor e muitas vezes se utilizando de vias judiciais para fazer valer suas opiniões, a liberdade de expressão tem encontrado espaço apenas ao que se é permitido falar ou pensar, ou seja, se estiver de acordo com o que se está sendo noticiado e propagado nas grandes redes de comunicação. Pior ainda, métricas apontam, que o Brasil tem sido mal ranqueado por excesso de "fake news", o que é uma contradição, pois se existem noticias duvidosas ou divergentes do que se é divulgado pelas vias tradicionais, é porque há tranquilidade de se pronunciar sem o medo de ser retalhado.
Porém, há setores da sociedade pedindo por controle das Redes Sociais, mediação de conteúdo, dizendo que a liberdade de expressão tem limites. Porém, ela não tem limites, mas consequências, o que é bem diferente. Dizer que ela tem limites, é que você não pode falar certas coisas, você está forçando um silenciamento. Agora responsabilizar por mentiras, difamação ou discriminação, é bem diferente.
É necessário manter este entendimento, pois, quando se começa a limitar, é um caminho sem volta. Pois sempre fica a dúvida: quem vai impor estes limites? Não devemos permitir que o Estado tenha tamanho poder, haja vista que o judiciário, guardião da constituição, tem se colocado numa situação de editor, como pronunciado por um de seus ministros, inaceitável.
Liberdade para Viver:
Infelizmente a Segurança Pública em nosso país é uma das piores do Mundo. Entende-se por segurança Pública, poder ir e vir, poder ter momentos de lazer, estudar e trabalhar. E um dos fatores que contribuem para isso são nossas leis, que a luz do entendimento de que os criminosos são vítimas da sociedade, acabam estimulando não só a entrada como a permanência no mundo do crime. A impunidade acaba sendo regra, os bandidos soltos e o cidadão de bem preso com medo dentro de casa, sem ao menos poder se defender.
Pequenos delitos sem punição, acabam estimulando os infratores a dar um passo adiante, em Nova Iorque com o ex-prefeito Rudolph Giuliane foi adotada uma política de tolerância zero, baseada na teoria das janelas quebradas e a criminalidade caiu vertiginosamente; audiências de custódia que servem para soltar os infratores; progressão de pena, que acabam não cumprindo a decisão do Juiz; saidinhas, que acabam sendo oportunidade para fuga; recursos infindáveis, prisão somente após o transito em julgado e foro privilegiado, que se transformam em impunidade e prescrição; polícias desarticuladas que acabam comprometendo a eficiência e elucidação dos crimes; policiais sem defesa do estado, onde o policial acaba sendo estimulado a não agir por medo de consequências e por aí vai.
Precisamos mudar estas e tantas outras leis, o crime não pode compensar, tem que ser punido, a vítima tem que ver a justiça sendo feita, principalmente por ser a mais cara do mundo.
Liberdade para Conquistar - Empreender:
Uma das coisas que mais me tira do sério é a burocracia lenta e muitas vezes desnecessária do poder público. Como falei antes, lidei com muitos processos, complexidades e falta de transparência. Foi inclusive um dos motivos da nossa empresa não investir mais na cidade, de tão hostil ela se tornou para o nosso ramo.
Eu ficaria feliz se fosse só no nosso setor. Mas em todos existem barreiras para as pessoas trabalharem, conquistar sua independência financeira e inovar. O Estado não gera, ele cobra impostos, por conta disso ele não deveria atrapalhar, mas sim estimular, já que depende do sucesso dos contribuintes para poder manter sua estrutura e poder dar suporte aqueles que realmente precisam. Pessoas geram riquezas, contratam e pagam impostos!