
"O Cristão Paga Impostos?" Imagem Criada a partir de Inteligência Artificial. Acervo Próprio.
A Bíblia fala sobre tudo, e ela não esconde os piores momentos de seus personagens. Por exemplo, você sabia que existem histórias de corrupção e de juízes aceitando suborno? Os textos sagrados chegam a apontar quanto de imposto um governo poderia cobrar, descrevem com detalhes os mandos e desmandos que uma autoridade poderia fazer contra seu próprio povo. E tudo em apenas um trecho, sim, todos estes temas de extrema relevância são encontrados no capítulo 8 do livro de I Samuel. Hoje, vemos as mesmas práticas e sofremos muito mais nas mãos dos governantes. Como seria a postura de um Cristão diante disso?
Até certo momento, o povo de Israel, recém livrado da escravidão do Egito, não tinha quem exercesse governo sobre si, dependiam da direção exclusiva de Deus. Neste capítulo fica claro que o Senhor não desejava que um líder tivesse poder e domínio para governar sozinho Seu povo, pois poderia escravizá-los. Apesar dos alertas e orientações, inclusive de que tomaria um décimo dos cereais e da colheita das uvas (I Sm 8:15), Israel troca Deus por homens para liderá-los, pois os juízes daquele momento, filhos do profeta Samuel, estavam pervertendo as leis e aceitando subornos (I Sm 8:3). Por conta disso, pediram um rei, pois queriam ser como as outras nações. Um pouco mais tarde, o terceiro rei de Israel, Salomão - filho de Davi, o povo já sofria com dois meses de trabalho, 16,66%, para o governo (mais que o previsto pelo Senhor). Quando seu filho assume o governo e sinaliza que aumentará os impostos, o país se divide e Roboão fica sem a maioria de Israel (1 Reis 12).
A cobrança excessiva de impostos não agrada nem um pouco a Deus. Ao que parece, no texto bíblico, 10% de imposto já soa como ruim para Ele. É de se imaginar qual seria a reação que este povo teria se vivesse no Brasil, afinal de contas, se eles racharam o país e romperam com o seu rei por causa de impostos que equivalem a dois meses de salário, o que fariam aqui, onde o brasileiro trabalha 5 meses por ano para pagar impostos? Salomão como presidente, seria um luxo, um privilégio, ou, como se diz na Bíblia: uma bênção!
Diante disto, temos orientações que nos ajudam a nos posicionarmos perante estes abusos. No livro de Lucas 5:25, Jesus Cristo diz para dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Mas a própria Bíblia mostra que 5 meses de trabalho está acima do padrão, nem César nem ninguém poderia oprimir tanto assim, essa cobrança absurda já revela, como muitas vezes foi descrito na Bíblia, a ingerência de um governo humano. Porém, Jesus, já no fim de seu ministério profere as seguintes palavras: “Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada” (Jo 19:11). Ou seja, a autoridade deve ser respeitada pois é instituída por Deus, essa é a regra. Mas há espaço para a exceção? Sim, quando um governo não cumpre com seu papel de fazer justiça e manter a ordem, e passa a perseguir inocentes, a desobediência civil é aceitável. Segundo o Apóstolo Pedro: Importa obedecer a Deus, que aos homens (Atos 5:29). Ou seja, leis e alíquotas não se tornam morais naturalmente só porque um governante as colocou num papel oficial. A perseguição e eliminação do povo judeu era legal, mas não moral, por isso Dietrich Bonhoeffer ajudou Judeus a fugir e foi preso. Não poder sentar num banco de ônibus porque estava reservado para pessoas brancas era legal, mas não moralmente aceitável, por isso Rosa Parks sentou em um banco e foi presa.
Encerro aqui com uma passagem bíblica e também te incentivo a ler este livro. Recuse-se a apenas ouvir o que as pessoas dizem sobre Ele, pois é infinito em causos, histórias e lições que foram capazes de mudar milhões de vidas.
¹³ "Ai daquele que constrói o seu palácio por meios corruptos, seus aposentos, pela injustiça, fazendo os seus compatriotas trabalharem por nada, sem pagar-lhes o devido salário.
¹⁴ Ele diz: ‘Construirei para mim um grande palácio, com aposentos espaçosos’. Faz amplas janelas, reveste o palácio de cedro e pinta-o de vermelho.
¹⁵ "Você acha que acumular cedro faz de você um rei? O seu pai não teve comida e bebida? Ele fez o que era justo e certo, e tudo ia bem com ele.
¹⁶ Ele defendeu a causa do pobre e do necessitado, e, assim, tudo corria bem. Não é isso que significa conhecer-me? ", declara o Senhor.
Jeremias 22:13-16
OBS.: Gostaria que você comentasse o que podemos fazer, e apontasse formas de criar iniciativas para mudarmos a rota fiscal do nosso Brasil. Comente e enriqueça nossa postagem, ok?
Ass. Tiago Emanuel Gutierrez Instagram: @tiagogutir
Facebook: @tiagogutierrez